quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Senhor, me vê trêis caixão!

Como ando em uma onda meio faroeste ultimamente, acabei por escolher o western spaghetti Por Um Punhado de Dólares, com o diretor Sergio Leone e Clint Eastwood como o protagonista gringo que se mete no meio dos Rámons, Don Migueles, Juans, Silvanitos e lá vai nome mexicano . Fiquei até meio impressionada de o filme ter somente uma hora e meia de duração, já que os últimos três filmes que assisti do diretor tinham umas 3 horas cada.



O filme, diz-se, é o primeiro da trilogia, que inclui Por uns Dólares a Mais e Três Homens em Conflito. Resumindo, a história se trata de um pistoleiro barra pesada (que até que é gente fina) que chega a uma cidade no meio do nada, onde duas famílias rivais vivem de treta para dominar aquele inferninho de vez. O personagem do Clint, Joe, espertão que é, não perde tempo e acaba por fazer uns bicos para ambos os lados, e depois disso é encrenca na certa! 

Gostaria de salientar que admiro o maneira como o Joe trabalha. Chega na cidade como quem não quer nada e faz o maior estrago, se utiliza da boa vontade dos mortos para conseguir o que quer e ainda por cima faz umas amizades e ajuda os mais necessitados.

Os inúmeros tiroteios e muita gente morrendo (me pergunto se sobrou algum habitante na cidade) não são sinônimos de muito sangue, para a tristeza dos apreciadores mais sanguinolentos. Fez-me até pensar em uma arma que quando a pessoa é atingida, joga os braços para o alto e começa a dançar.

Depois de assistir esse filme, sinto certo agradecimento por morar em meio ao ar catinguento e superlotado da cidade e não em um vilarejo poeirento no fim do mundo onde aqueles chumaços de mato rolam livremente (Perdo-me algum leitor que por ventura habite um desses lugares inóspitos).



O filme, apesar de muito bom, não é tão extraordinário quanto Três Homens em Conflito, talvez porque eu tenha sentido certa falta daquele maltrapilho do Tuco. Fiquei, porém, muitíssimo hipnotizada com a arte de abertura: as sombras dos cowboys atirando uns nos outros sobre um dramático fundo vermelho com uma música muito muito foda.
Boni


Nenhum comentário:

Postar um comentário