segunda-feira, 11 de março de 2013

Oldboy



             Hoje vou falar de um filme muito sul coreano que sempre ouvir falar muito bem. Uma história sobre vingança com muitas reviravoltas, tensão e violência. 
             Dae-su  aparentemente é um homem de família que por vezes acaba se entregando aos delírios do álcool. É assim que primeiramente nos é apresentado: um homem em seus trajes de escritório na mais absoluta manguaça que acabou fazendo alguma merda na night e parou na delegacia. Quem nunca, né?
Fato é que depois de um camarada seu cuidar dos procedimentos legais, Dae-su, acha que se encontra livre, mas momentos depois é novamente capturado, só que desta para ficar preso por quinze anos sem nem ao menos saber porquê. Ao ser liberto, tudo o que mais deseja nessa vida e nas próximas é vingança. Porém, como já dizia o grandíssimo seu Madruga: “A vingança nunca é plena, mata e envenena.”. 
            O filme tem uma atmosfera muito escura, claustrofóbica e até mesmo opressiva. As ruas parecem sujas e tudo beira ao caos (Brasil é você?). É nessa “vibe” que acompanhamos o coreano porra louca em sua busca para encontrar algum sentido em toda essa tramoia em que se viu envolvido. Para montar esse quebra-cabeça, obtém ajuda da fofíssima Mi-do. 
            Depois de lutas, extrações e flashbacks, Dae-su se encontra face a face com a chocante verdade.  Em determinado momento o homem precisa descobrir a identidade de uma moça que estudou com eles em tempos remotos de ensino médio, e então pergunta ao seu amigo: “Como ela era?”. Mil perdões, mas sendo o filme sul coreano, toda a resposta em que pude pensar foi: “Morena de olhos puxados, oras!”.
           Com certeza o longa está fora dos padrões hollywoodianos a que estamos acostumados, tudo parece mais cru e com muito menos frescura. Tudo acontece de maneira rápida e por vezes me senti meio perdida em meio a tantas revelações, ou talvez tenha sido somente o sono da madrugada. Certos acontecimentos são bem chocantes e eu não pude deixar de observar o quanto aquela gente do oriente tem uma criatividade insana. 
            Dificuldade que tenho em fechar textos, termino este apenas dizendo que se trata de um ótimo filme, digno de todos os elogios que recebe. Vale a pena pelas surpresas e pirações que nos proporciona e pela linguagem mais exótica que, como já mencionei, não estamos muito acostumados. 

By Boni

Um comentário:

  1. Adorei o texto, de fato a grande maioria do ocidente não está acostumada com filmes asiáticos, recomendo que veja Death Note também, é um excelente filme.

    ResponderExcluir