domingo, 17 de fevereiro de 2013

"Tenço"

Ontem peguei um filme interessante passando na rede de televisão do tio Silvito Santos: O Operário.

Geralmente gosto de filmes que tratam de gente doida, mas esse achei um tanto previsível, mas não deixa de ser maneirinho. Também o fato do filme ser dublado não colabora muito :^(

Neste filme o Christian Bale interpreta Trevor Reznik, e está tão magrelo que mais parece um cadáver ambulante. A internet me disse que para fazer esse filme ele emagreceu uns 28 quilos e que a dieta feita pelo ator consistia apenas em uma lata de atum e uma maçã por dia. Parabéns pra ele! Haja disposição para fazer tanto sacrifício em prol de um filme mediano. 

Trevor Reznik: encaro a Samara facinho depois dessa foto.
No início do filme somos apresentados a Trevor aparentemente tentando desovar um presunto no rio, só que o plano dele não dá muito certo e logo em seguida ele é pego com a boca na botija. A partir daí que o filme realmente começa, voltando no tempo para nos apresentar as circunstâncias que o levaram a isso. 

Trevor é um operário solitário que já está há um ano sem dormir. Aí a gente se pergunta: isso é possível? Fato é que realmente existe uma doença (não lembro o nome da diaba) em que a pessoa simplesmente não consegue mais dormir e vai definhando até morrer, o que pode levar meses/anos. O estranho nesse filme é que apesar da aparência de doente, o homem está muito são da cabeça e ainda consegue trabalhar normalmente (Para quem já vira um zumbi com apenas uma noite mal dormida, isso com certeza é uma bela de uma façanha). Mais estranho ainda é que o pobre diabo parece não ter procurado ajuda médica e aí a gente fica se perguntando por quê. 

Algumas pessoas ao redor dele parecem não reparar muito em sua aparência, tipo a prostituta e a garçonete que mostram certo interesse nele, mas o seus chefes com certeza começam a questionar se ele não está se bandeando pro lado do crack. Mas até aí tudo bem, a coisa só começa a ficar preta mesmo quando um cara meio sinistro que ninguém conhece começa a se intrometer na vida de Trevor, e então este acaba causando um terrível acidente na fábrica. 




Cada vez mais a paranoia começa a se apossar da mente de Trevor e ele acha que todos estão contra ele. Aos poucos ele vai tendo atitudes cada vez mais bizarras, enxerga gente que aparentemente não existe aqui, vê uma geladeira sangrando acolá, tem certa fixação por alvejante, acha que é uma boa ideia ser atropelado, até que chega o momento decisivo do cadáver no rio. 

A película tem toda uma aura escura, opressiva e angustiante que nos ajuda a ter uma ideia do que está se passando na mente do protagonista. E vou dizer uma coisa, a atuação do Batman está realmente fantástica, vez ou outra ele nos deleita com uns olhares realmente sinistros. Mas, como eu já tinha dito, apesar de o filme muito bom no seu durante, o final deixa um tanto a desejar. Sim, será mais ou menos aquilo que você já estava suspeitando que fosse.

By Bôni

Nenhum comentário:

Postar um comentário